Postal de Cozinha

Não é que eu veja sexo em todas as manchas de Rorschach como se cada risco só pudesse ser mesmo o contorno erótico de umas coxas ou um pau feito, ou sequer ouça os anúncios da PT a dizer Eu faço-o todas as manhãs e pense imediatamente num acordar excitante em que o pénis se levanta, passinho a passinho, como o sol e o absorvemos antes de escovar os dentes, em ritmadas contorções dos músculos pélvicos, como se fosse a natural forma de despertar para mais um dia, mas confesso que a escrita da culinária sempre me provocou leituras de duplo sentido pelo que aqui trago hoje uma receitinha para degustação.


ALMÔNDEGAS COM MACARRÃO E MOLHO QUENTE
(ou bolas com canudos de massa de sêmola dura e molho de tomates)

INGREDIENTES: 250 g de macarrão (ou de qualquer outra massa grossa, que não esparguete que apesar de comprido é muito fininho, e nunca cotovelinhos, que podem provocar dores ao mastigar; em caso de dúvida, use esta)
para as almôndegas: 500g de carne picada (de animal à escolha do freguês: vaca, borrego, cabrito ou qualquer ave que se queira)
2 colheres de chá de polpa de tomate
3 colheres de sopa de salsa picada (convém ter os palitos à mão para depois remover dos dentes)
1 ovo
60 g de queijo parmesão ralado
para o molho: 400 g de tomatinhos cortados (escolher mesmo os mais maduros e moles)
2 colheres de chá de polpa de tomate
1 cebola picada (usar os óculos de piscina para picar ou substituir por cebola congelada picada que já se vende em pacotes)
1 colherada de manteiga (ou margarina, ou banha, ou óleo ou azeite consoante a gordura que se tenha à mão ou que mais se goste)
1 colher de chá de oregãos
2 dentes de alho
2 colheres de chá de manjericão
2,5 dl de vinho branco
2,5 dl de caldo de carne
1 colher de chá de mel

PREPARAÇÃO
Fazer as almôndegas: Misture bem a carne com a polpa de tomate, o ovo inteiro, a salsa picadinha e o queijo. Amasse bem e molde as bolas do tamanho que desejar. Aloire num pouco de óleo quente e reserve.
Fazer o molho: Aloire a cebola na manteiga, com o manjericão, o alho e os oregãos, mexendo sempre, até a cebola ficar translúcida. Junte os tomates, o vinho, o caldo de carne e o mel. Deixe cozinhar lentamente em lume brando, durante 25 minutos, mexendo apenas se fôr necessário. Finalmente, adicione as bolas e deixe cozer mais 5 minutos.
Fazer a massa e empratar: Coza os canudos de massa em água quente borbulhante com uma colher de óleo, num recipiente grande porque a massa cresce muito ao ser cozida. Escorra e coloque numa travessa, com as almôndegas e o molho por cima. Polvilhe com salsa picada e acompanhe na mesa com velinhas acesas.

0 comentários: