Direito por linhas tortas

Martim Soares era um trovador português nascido em Ponte de Lima que viveu e versejou no século XIII e na seguinte cantiga escarneceu da traição.


Joguete direito
(espécie de escárnio)
Esta outra cantiga fez a Pero Rodrigues Grongelete de sua mulher que havia prez que lhe fazia torto

Pero Rodrigues, da vossa mulher,
não acrediteis no mal que digam.
Tenho eu a certeza que muito vos quer.
Quem tal não disser quer fazer intriga.
Sabei que outro dia quando eu a fodia,
enquanto gozava, pelo que dizia,
muito me mostrava que era vossa amiga.

Se vos deu o céu mulher tão leal,
que vos não agaste qualquer picardia,
pois mente quem dela vos for dizer mal.
Sabei que lhe ouvi jurar outro dia
que vos estimava mais que a ninguém;
e para mostrar quanto vos quer bem,
fodendo comigo assim me dizia.

(Foto © Otto Stupakoff)

0 comentários: