O Luiz já foi para Paris

Luiz (José Machado Gomes Guerreiro) Pacheco, 07.05.1925 - 05.01.2008

3/1/74

Estes sonhos eróticos, que confusão! até meteu o Goulart Nogueira, manifestam uma rebeldia, uma reminiscência do meu íntimo? contrárias a deliberações vitais tomadas conscientemente e por que procuro (embora com insucessos e quedas retrocessas) comportar-me? Revendo toda a minha vida sentimental (e logo, por tabela, sexual) deparo-me com uma série de fracassos de que fui, quase sempre (é modéstia, isto: sempre) o culpado. Não há que ver. Inibições congénitas ( o meu reverso, complexos de castração, de infecundidade), preconceitos de toda a ordem, quer ideológicos quer sentimentais e mesmo parvinhos (então eu não tinha uma certa vergonha diante do Dentinhos?, aliás, disse-o à Isabel, na noite do Perlompompero), puseram-me sempre diante de uma mulher cobiçada em taramelos de fala ou atitudes ridículas. Se de camaradagem se trata, está plenamente à vontade, espírito gaulois na conversa, até talvez brilhante, convincente. Perante a Amada: ou uma ternura babosa ou um orgulho de distância. O que me espantava ontem nos sonhos dos últimos dias é que eles apelavam (as mulheres eram uma mistura, geralmente, de Irene e Isabel, quando não se concretizavam definidas numa ou noutra) para relações onde eu triunfava, era bem sucedido, mesmo à base de punhetas que lhes batia e o último quadro era vê-las dormindo, satisfazidas, cansadas. Esta noite, porém, voltei ao tipo do amante batido, troçado, que em vão procura vingar-se, ter a força para se impor e acaba pelo Goulart, com as calças caídas. O que se tem dado na realidade. E aquela maluqueira há oito dias (um ataque de frenesim) com o Luisinho de Tercena, estava já eu bastante embalado na cerveja a passar a limpo Animatógrafo (que é mais uma história de fracasso meu, a última), que foi senão isso? o desespero de uma compreensão?

Luiz Pacheco, Diário Remendado, Lisboa: D. Quixote, 2005



[imagem que acordada chupei do portal oficial não-oficial e modifiquei aqui]

0 comentários: